Toxina botulínica e preenchimentos

Cirurgia plástica

Diversos procedimentos estéticos estão disponíveis para atenuar os sinais do envelhecimento. Os mais frequentemente realizados são a toxina botulínica e os preenchedores. Essas técnicas podem ser usadas isoladamente em pessoas que ainda não necessitam de um face-lift ou associados a essa cirurgia para complementar seu resultado.

A toxina botulínica age paralisando temporariamente uma determinada musculatura. É aplicada sob anestesia tópica em pontos específicos da face que variam de uma pessoa para outra. Tem um efeito fantástico sobre rugas dinâmicas, aquelas que surgem ou se exacerbam pela contração muscular, apresentando excelentes resultados na região frontal, glabelar e periorbitária (“pés-de-galinha”). Sua ação pode ser notada após uma a duas semanas da aplicação e tem duração média de 4-6 meses.

Os preenchimentos, por sua vez, são indicados para a suavização das linhas de expressão e para aumentar o volume de determinadas regiões como lábios e regiões malares (maçãs do rosto). Atualmente os preenchimentos são realizados principalmente com o ácido hialurônico, um produto sintético e absorvível após 6-12 meses ou através do enxerto de gordura, utilizando um  material do próprio organismo e com duração permanente, que é obtido através de pequena lipoaspiração.